O que é o Canvas de Modelo de Negócio?
Nos últimos anos o Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócio), ou simplesmente Canvas, se popularizou muito entre os empreendedores e principalmente entre aqueles que planejam montar uma startup. Se você não sabe do que estamos falando, mas tem interesse no assunto, não deixe de conferir este post. Boa leitura!
O que é o Business Model Canvas?
O Canvas nada mais é que uma ferramenta de planejamento estratégico para negócios. Com ele você pode desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes.
Trata-se de um quadro que ajuda o empreendedor a ter uma visão ampla e de maneira simples do seu negócio.
O quadro consiste em blocos que representam nove fatores-chave de um empreendimento: proposta de valor, segmento de clientes, relacionamento, canais, atividades, recursos, parcerias, fontes de renda e estrutura de custos.
O Canvas não deve ser um substituto para o seu Plano de Negócios, mas é uma excelente ferramenta para ser utilizada no dia a dia e pode ajudar no ganho de competitividade do seu empreendimento, já que oferece agilidade ao processo e possui flexibilidade para suportar alterações constantes.
A origem do Canvas
O Business Model Canvas foi criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder por meio de pesquisas e testes realizados entre 2004 e 2010, como parte de sua tese de doutorado.
Em seus estudos, Alexander percebeu que definir o termo “modelo de negócios” não era suficiente, era preciso criar algo que motivasse a inovação, a prototipação e co-criação.
Com o auxílio de conceitos de design thinking, Alexander começou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (canvas) separada em nove blocos. E essa tela, foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar seus negócios ou novos produtos.
Porém, ele não trabalhou sozinho, o processo de criação do Canvas foi colaborativo. Ele contou com a ajuda de cerca de 200 consultores de todo o mundo, através das redes sociais.
Os Blocos do Canvas
O Canvas deve possuir quatro pilares essenciais e insubstituíveis,formados por nove blocos. Os pilares são: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.
A infraestrutura diz respeito à avaliação dos recursos disponíveis para se chegar a um valor do produto para o cliente. A oferta é o produto ou serviço oferecido aos clientes e a sua proposta de valor. No pilar do cliente encontramos o público alvo, os canais de contato com o consumidor (distribuição e marketing) e o relacionamento estabelecido durante e após a venda. Já as finanças, abrangem os custos gerais e as fontes de receita da empresa.
Mas vejamos agora cada um dos nove blocos:
- Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor e fará diferença na vida dos clientes;
- Segmento de clientes: quem são os clientes que se pretende atingir;
- Canais: de que forma os clientes irão conhecer, comprar e receber os seu produto ou serviço;
- Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de clientes, como irá fazer para conquistar e manter uma boa relação com eles;
- Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a sua proposta de valor;
- Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave, para fazer o negócio funcionar;
- Parcerias principais: os fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.
- Fontes de receita: as formas de obter a receita necessária para que toda a estrutura funcione;
- Estrutura de custos: o que será gasto para realizar a proposta de valor.
Criando seu Canvas
A organização visual do Canvas já existe e o modelo pode ser baixado online no site do Business Model Generation (em inglês).
E para que toda a equipe possa discutir todos os aspectos do negócio de uma maneira mais fácil, é recomendado que se utilize post-its no quadro impresso, que facilitam o preenchimento dos campos e sua alteração, quando necessário.
Um Canvas preenchido e visível a todos os colaboradores da empresa em um mural, permite uma visão completa do negócio e estimula a reflexão e a busca por melhorias.
Como você pode perceber, o Canvas é uma ferramenta poderosa, que pode oferecer muitas possibilidades.
Não perca tempo aprenda mais sobre o Canvas, Clique na Imagem abaixo e conheça o Livro!
Um forte abraço, fique com Deus e até a próxima!