Home Planejamento O que é o Canvas de Modelo de Negócio?

O que é o Canvas de Modelo de Negócio?

8 min read
0
0
22
O que é o Canvas de Modelo de Negócio

O que é o Canvas de Modelo de Negócio?

Nos últimos anos o Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócio), ou simplesmente Canvas, se popularizou muito entre os empreendedores e principalmente entre aqueles que planejam montar uma startup. Se você não sabe do que estamos falando, mas tem interesse no assunto, não deixe de conferir este post. Boa leitura!

 

O que é o Business Model Canvas?

 

O Canvas nada mais é que uma ferramenta de planejamento estratégico para negócios. Com ele você pode desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes.

 

Trata-se de um quadro que ajuda o empreendedor a ter uma visão ampla e de maneira simples do seu negócio.

 

O quadro consiste em blocos que representam nove fatores-chave de um empreendimento: proposta de valor, segmento de clientes, relacionamento, canais, atividades, recursos, parcerias, fontes de renda e estrutura de custos.

 

O Canvas não deve ser um substituto para o seu Plano de Negócios, mas é uma excelente ferramenta para ser utilizada no dia a dia e pode ajudar no ganho de competitividade do seu empreendimento,  já que oferece agilidade ao processo e possui flexibilidade para suportar alterações constantes.

 

A origem do Canvas

 

O  Business Model Canvas foi criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder por meio de pesquisas e testes realizados entre 2004 e 2010, como parte de sua tese de doutorado.

Em seus estudos, Alexander percebeu que definir o termo “modelo de negócios” não era suficiente, era preciso criar algo que motivasse  a inovação, a prototipação e co-criação.

 

Com o auxílio de conceitos de design thinking, Alexander começou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (canvas) separada em nove blocos. E essa tela, foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar seus negócios ou novos produtos.

 

Porém, ele não trabalhou sozinho, o processo de criação do Canvas foi colaborativo. Ele contou com a ajuda de cerca de  200 consultores de todo o mundo, através das redes sociais.

 

Os blocos do Business Model Canvas

 

O Canvas deve possuir quatro pilares essenciais e insubstituíveis,formados por nove blocos. Os pilares são: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

A infraestrutura diz respeito à avaliação dos recursos disponíveis para se chegar a um valor do produto para o cliente. A oferta é o produto ou serviço oferecido aos clientes e a sua proposta de valor. No pilar do cliente encontramos o público alvo, os canais de contato com o consumidor (distribuição e marketing) e o relacionamento estabelecido durante e após a venda. Já as finanças, abrangem os custos gerais e as fontes de receita da empresa.

 

Mas vejamos agora cada um dos nove blocos:

  1. Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor e fará diferença na vida dos clientes;
  2. Segmento de clientes: quem são os clientes que se pretende atingir;
  3. Canais: de que forma os clientes irão conhecer, comprar e receber os seu produto ou serviço;
  4. Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de clientes, como irá fazer para conquistar e manter uma boa relação com eles;
  5. Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a sua proposta de valor;
  6. Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave, para fazer o negócio funcionar;
  7. Parcerias principais: os fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.
  8. Fontes de receita: as formas de obter a receita necessária para que toda a estrutura funcione;
  9. Estrutura de custos: o que será gasto para realizar a proposta de valor.

 

Criando seu Canvas

 

A organização visual do Canvas já existe e o modelo pode ser baixado online no site do Business Model Generation (em inglês).

E para que toda a equipe possa discutir todos os aspectos do negócio de uma maneira mais fácil, é recomendado que se utilize post-its no quadro impresso, que facilitam o preenchimento dos campos e sua alteração, quando necessário.

 

Um Canvas preenchido e visível a todos os colaboradores da empresa em um mural, permite uma visão completa do negócio e estimula a reflexão e a busca por melhorias.

 

Como você pode perceber, o Canvas é uma ferramenta poderosa, que pode oferecer muitas possibilidades.

 

Não perca tempo e comece a usar agora mesmo!

 

Se precisar de ajuda para Modelar seu Negócio entre em Contato Conosco

 

Um forte abraço, fique com Deus e até a próxima!

Carregar mais artigos relacionados
Load More By William Tôkis
Load More In Planejamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Como definir Metas e Objetivos na sua Empresa

Você sabe o que vai acontecer caso sua Empresa não defina uma Meta? Neste Artigo vou dar e…