Como definir Metas e Objetivos na sua Empresa
Você sabe o que vai acontecer caso sua Empresa não defina uma Meta?
Neste Artigo vou dar excelentes dicas de como você pode criar uma META e aumentar suas vendas.
As dicas que darei nesse post serão:
- O que é uma META?
- Uma META é construída em TRÊS PILARES
- Pense nos seus Objetivos
Você sabe qual o problema de muitos empreendedores, donos de negócios e autônomos que estão iniciando um negócio? Eles têm muitas dificuldades em definir uma META para o crescimento da empresa.
Para que isso aconteça de maneira eficaz, se faz necessário ser específico na hora de criar uma META, ou seja, não adianta ser subjetivo.
Vou dar um exemplo de meta completamente errada!
“Gostaria que minha empresa atingisse o máximo valor possível”
Tenho observado que ao criar uma META, muitas pessoas criam aleatoriamente um método.
Como já mencionei, é preciso ser objetivo, por exemplo, vou criar ações para aumentar o meu faturamento em X por cento, ou faturar Y mensalmente!
Ao criar uma META, é preciso ser claro e planejar uma estratégia para atingir esse objetivo, para que tenha condições de mensurar os resultados conquistados.
Lembre-se que vivemos num mundo dinâmico, portanto, precisa obter ferramentas eficazes para mensurar seus resultados. Até mesmo para que você tenha a possibilidade de comparar metas, valores e resultados em relação a outros meses ou anos.
Mais uma vez, não se esqueça que ao criar uma META, ela precisa estar alinhada à sua realidade.
Ainda para reforçar esse pensamento, essa META precisa estar alinhada com à sua capacidade de produção, de acordo com à sua realidade de entrega, afinal, o cliente deseja sempre que a entrega seja extraordinária, não é mesmo?
Então, para se definir uma meta clara na sua vida, ou na sua empresa, vale seguir essa regra!
O que é uma META?
Como nossos amigos e parceiros do Funil de Vendas sempre diz:
A META é tudo aquilo que te leva para um conhecimento, se você atingiu uma meta você conhece agora o que você fez para atingir, se não atingiu precisa procurar saber porque não atingiu ele é o final do seu negócio, a direção e o alvo.
Uma META não se cobra, se alcançou ou não, o que será cobrado é o seu PLANO DE AÇÃO.
Um exemplo clássico é aquela velha história em que muitas empresas investem alto em anúncios num determinado veículo, mas esquecem de trabalhar a mensagem que deseja atrair o seu cliente, ou seja, não basta apenas publicar um anúncio em um grande veículo e ficar sentado esperando o resultado, é preciso desenvolver e trabalhar o PLANO DE AÇÃO.
Uma META é construída em TRÊS PILARES:
VALOR
Toda META tem que ter um valor, que pode ser financeiro ou percentual.
Exemplo: Eu quero vender 100 unidades ou R$ 1.000,00 – esse é o valor da minha meta.
Se você for específico, vai conseguir criar uma meta e atingir.
PRAZO
Eu quero vender R$10.000,00 ou R$ 100.000,00. Mas em quanto tempo?
Qual é o prazo que eu tenho para atingir essa META? Isso precisa ficar muito claro!
É importante se ter uma data para acontecer, pois quando você traça uma meta dessa com previsão, vai ficar bem mais fácil e certamente, ficará mais fácil de você atingirá seu objetivo.
PROPÓSITO
Eu tenho que ter um propósito!
Por que eu tenho que bater essa meta?
Qual a diferença que vai fazer na minha vida?
Seja na minha empresa, nos meus resultados, é preciso se trabalhar com um PROPÓSITO FORTE. Isso porque, o chamado propósito fraco é aquele que não tem a ver comigo, não faz sentido para a minha vida.
Quando tenho um propósito fraco, eu não vou bater a minha meta.
Aqui vai um exemplo: Você se inscreveu na academia com o objetivo de ficar em forma e melhorar a saúde, mas ao entregar o cheque, nunca mais voltou na academia. Este é o típico propósito fraco. Por outro lado, quando você observa uma pessoa bem sucedida, fique certa de que essa pessoa tem um PROPÓSITO FORTE!
Pense nos seus Objetivos
Outro erro muito comum é não pensar nos seus objetivos, então, se pensa em comprar um carro ou casa, faça um planejamento esse é o primeiro passo, após estabelecer objetivo e metas, é organizá-las. Crie planilhas e documentos com o que precisa ser concluído, quais os prazos e as prioridades.
Se especializar é importante, portanto, separar um valor para cursos, treinamentos e evoluir profissionalmente, é um caminho necessário.
Você está percebendo que sua META só aumenta? Pois aí que entra a metodologia Funil de Vendas. E não confunda Funil de Vendas é uma coisa Funil de Marketing / Automação é outra coisa.
Agora vamos supor que sua meta já esteja clara e definida e seja no valor de R$ 30.000.00.
Vamos responder essas perguntas
Quantos clientes você precisa para alcançar a META de 30.000 reais? Já pensou nisso?
Qual é o seu ticket médio?
Com o ticket médio e META definida dos seus produtos, ou serviços, agora fica mais claro analisar quantas OPORTUNIDADES você precisa colocar no topo do seu funil para atingir a META de R$ 30.000,00 reais