O que é pos venda?

O que é pós-venda: E qual a sua importância?


 

Hoje em dia, fala-se muito em pós-venda, mas você sabe o que isso significa? Se a resposta for negativa, não tem problema nenhum, pois estamos aqui pra isso. Confira neste nosso novo post o que é e qual a importância do pós-venda para o seu negócio.

O que é o pós-venda?

Ter um relacionamento pós-venda é uma obrigação atualmente, devido à alta competitividade do mercado. Apenas as empresas que oferecem um pós-venda eficiente e adequado conseguem sobreviver sem sobressaltos.

 

Podemos dizer de maneira bem simples que pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço.

 

Ou de maneira mais detalhada, pós-venda são todas as ações que tem com objetivo manter um relacionamento de longo prazo e satisfatório com um cliente, oferecendo atendimento de qualidade, com foco nas suas reais necessidades, visando sua fidelização e lealdade.

A importância do pós-venda


O que é pos venda?

A importância do pós-venda é indiscutível.

 

Afinal, é a partir da sua prática que temos a possibilidade de fidelizar os clientes. Lembrando que um consumidor fidelizado é aquele que volta para fazer novos negócios, recomenda sua marca para outras pessoas e ajuda na construção de uma imagem positiva da sua empresa.

 

As melhores práticas de pós-venda

Veja agora como é simples realizar um pós-venda eficiente.

 

Mostre para o consumidor que ele fez um ótimo negócio

É fundamental que o consumidor sinta que fez um excelente negócio. E, com a ajuda de frases simples, expressando orações positivas, você consegue esse resultado.

 

Imediatamente após agradecer pela compra, seus vendedores devem dizer, por exemplo:

 

  • “Temos certeza que você fez um ótimo negócio, pois vai economizar dinheiro e tempo com o nosso serviço”
  • “Sua decisão foi a melhor para sua empresa e tenho certeza que você vai ficar totalmente satisfeito com as nosso produto.”
  • “Parabéns pela sua excelente escolha! Nosso produto certamente irá facilitar sua vida.”

Tenha uma atitude proativa

Não fique esperando que seu cliente procure sua empresa com um problema. Tome a iniciativa de fazer uma ou duas ligações para o cliente depois da compra e pergunte como está a qualidade do serviço prestado ou se o produto está funcionando como deveria.

 

Um simples contato gera uma imagem extremamente positiva e demonstra a preocupação da empresa com a satisfação do cliente.

Resolva os problemas do consumidor

Toda a simpatia e atenção não adiantam nada se você não conseguir resolver os problemas informados pelos seus clientes.

 

Por isso, tente ao máximo resolver todos os problemas, ouvir todas as reclamações e ter uma atendimento ágil e eficaz.

Facilite o contato do cliente com a empresa

Não adianta disponibilizar diversos canais de atendimento ao consumidor se  nenhum deles funcionar de forma eficaz.

 

Certifique-se que telefone, e-mail, redes sociais e que também a loja ou escritório consigam atender de forma adequada todos os clientes quando esses precisarem de alguma informação ou solução.

Cative seus clientes

Faça com que seus clientes retornem. E uma maneira fácil de fazer com que isso aconteça é criar cartões de fidelidade que garantam benefícios quando é atingido um determinado número de compras.

 

Outra boa prática é oferecer descontos e brindes personalizados em datas específicas, como por exemplo, aniversário, Páscoa, Dia das Mães e Natal.

Crie parcerias com outras empresas

Agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam interessantes. Assim, você poderá dar aos seus clientes oportunidades de adquirir novos produtos e serviços relacionados ao seu negócio.

 

Assim, as pessoas vão continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque fazer negócio com você tem diversos benefícios.

Trabalhe com ética e respeito

Trate seus clientes como gostaria de ser tratado. Não importune, não aborreça com informações irrelevantes.

 

Cumpra as promessas feitas aos seus clientes e sempre atue com respeito e ética. Assim, você será reconhecido por ser um empreendedor de caráter.

 

Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância do pós-venda, não perca mais tempo e compartilhe esse conhecimento com todos da sua equipe.

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