O que é pós-venda: E qual a sua importância?
Hoje em dia, fala-se muito em pós-venda, mas você sabe o que isso significa? Se a resposta for negativa, não tem problema nenhum, pois estamos aqui pra isso. Confira neste nosso novo post o que é e qual a importância do pós-venda para o seu negócio.
O que é o pós-venda?
Ter um relacionamento pós-venda é uma obrigação atualmente, devido à alta competitividade do mercado. Apenas as empresas que oferecem um pós-venda eficiente e adequado conseguem sobreviver sem sobressaltos.
Podemos dizer de maneira bem simples que pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço.
Ou de maneira mais detalhada, pós-venda são todas as ações que tem com objetivo manter um relacionamento de longo prazo e satisfatório com um cliente, oferecendo atendimento de qualidade, com foco nas suas reais necessidades, visando sua fidelização e lealdade.
A importância do pós-venda
A importância do pós-venda é indiscutível.
Afinal, é a partir da sua prática que temos a possibilidade de fidelizar os clientes. Lembrando que um consumidor fidelizado é aquele que volta para fazer novos negócios, recomenda sua marca para outras pessoas e ajuda na construção de uma imagem positiva da sua empresa.
As melhores práticas de pós-venda
Veja agora como é simples realizar um pós-venda eficiente.
Mostre para o consumidor que ele fez um ótimo negócio
É fundamental que o consumidor sinta que fez um excelente negócio. E, com a ajuda de frases simples, expressando orações positivas, você consegue esse resultado.
Imediatamente após agradecer pela compra, seus vendedores devem dizer, por exemplo:
- “Temos certeza que você fez um ótimo negócio, pois vai economizar dinheiro e tempo com o nosso serviço”
- “Sua decisão foi a melhor para sua empresa e tenho certeza que você vai ficar totalmente satisfeito com as nosso produto.”
- “Parabéns pela sua excelente escolha! Nosso produto certamente irá facilitar sua vida.”
Tenha uma atitude proativa
Não fique esperando que seu cliente procure sua empresa com um problema. Tome a iniciativa de fazer uma ou duas ligações para o cliente depois da compra e pergunte como está a qualidade do serviço prestado ou se o produto está funcionando como deveria.
Um simples contato gera uma imagem extremamente positiva e demonstra a preocupação da empresa com a satisfação do cliente.
Resolva os problemas do consumidor
Toda a simpatia e atenção não adiantam nada se você não conseguir resolver os problemas informados pelos seus clientes.
Por isso, tente ao máximo resolver todos os problemas, ouvir todas as reclamações e ter uma atendimento ágil e eficaz.
Facilite o contato do cliente com a empresa
Não adianta disponibilizar diversos canais de atendimento ao consumidor se nenhum deles funcionar de forma eficaz.
Certifique-se que telefone, e-mail, redes sociais e que também a loja ou escritório consigam atender de forma adequada todos os clientes quando esses precisarem de alguma informação ou solução.
Cative seus clientes
Faça com que seus clientes retornem. E uma maneira fácil de fazer com que isso aconteça é criar cartões de fidelidade que garantam benefícios quando é atingido um determinado número de compras.
Outra boa prática é oferecer descontos e brindes personalizados em datas específicas, como por exemplo, aniversário, Páscoa, Dia das Mães e Natal.
Crie parcerias com outras empresas
Agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam interessantes. Assim, você poderá dar aos seus clientes oportunidades de adquirir novos produtos e serviços relacionados ao seu negócio.
Assim, as pessoas vão continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque fazer negócio com você tem diversos benefícios.
Trabalhe com ética e respeito
Trate seus clientes como gostaria de ser tratado. Não importune, não aborreça com informações irrelevantes.
Cumpra as promessas feitas aos seus clientes e sempre atue com respeito e ética. Assim, você será reconhecido por ser um empreendedor de caráter.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância do pós-venda, não perca mais tempo e compartilhe esse conhecimento com todos da sua equipe.