Hoje em dia, fala-se muito em pós-venda, mas você sabe o que isso significa? Se a resposta for negativa, não tem problema nenhum, pois estamos aqui pra isso. Confira neste nosso novo post o que é e qual a importância do pós-venda para o seu negócio.
Ter um relacionamento pós-venda é uma obrigação atualmente, devido à alta competitividade do mercado. Apenas as empresas que oferecem um pós-venda eficiente e adequado conseguem sobreviver sem sobressaltos.
Podemos dizer de maneira bem simples que pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço.
Ou de maneira mais detalhada, pós-venda são todas as ações que tem com objetivo manter um relacionamento de longo prazo e satisfatório com um cliente, oferecendo atendimento de qualidade, com foco nas suas reais necessidades, visando sua fidelização e lealdade.
A importância do pós-venda é indiscutível.
Afinal, é a partir da sua prática que temos a possibilidade de fidelizar os clientes. Lembrando que um consumidor fidelizado é aquele que volta para fazer novos negócios, recomenda sua marca para outras pessoas e ajuda na construção de uma imagem positiva da sua empresa.
Veja agora como é simples realizar um pós-venda eficiente.
É fundamental que o consumidor sinta que fez um excelente negócio. E, com a ajuda de frases simples, expressando orações positivas, você consegue esse resultado.
Imediatamente após agradecer pela compra, seus vendedores devem dizer, por exemplo:
Não fique esperando que seu cliente procure sua empresa com um problema. Tome a iniciativa de fazer uma ou duas ligações para o cliente depois da compra e pergunte como está a qualidade do serviço prestado ou se o produto está funcionando como deveria.
Um simples contato gera uma imagem extremamente positiva e demonstra a preocupação da empresa com a satisfação do cliente.
Toda a simpatia e atenção não adiantam nada se você não conseguir resolver os problemas informados pelos seus clientes.
Por isso, tente ao máximo resolver todos os problemas, ouvir todas as reclamações e ter uma atendimento ágil e eficaz.
Não adianta disponibilizar diversos canais de atendimento ao consumidor se nenhum deles funcionar de forma eficaz.
Certifique-se que telefone, e-mail, redes sociais e que também a loja ou escritório consigam atender de forma adequada todos os clientes quando esses precisarem de alguma informação ou solução.
Faça com que seus clientes retornem. E uma maneira fácil de fazer com que isso aconteça é criar cartões de fidelidade que garantam benefícios quando é atingido um determinado número de compras.
Outra boa prática é oferecer descontos e brindes personalizados em datas específicas, como por exemplo, aniversário, Páscoa, Dia das Mães e Natal.
Agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam interessantes. Assim, você poderá dar aos seus clientes oportunidades de adquirir novos produtos e serviços relacionados ao seu negócio.
Assim, as pessoas vão continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque fazer negócio com você tem diversos benefícios.
Trate seus clientes como gostaria de ser tratado. Não importune, não aborreça com informações irrelevantes.
Cumpra as promessas feitas aos seus clientes e sempre atue com respeito e ética. Assim, você será reconhecido por ser um empreendedor de caráter.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância do pós-venda, não perca mais tempo e compartilhe esse conhecimento com todos da sua equipe.